DLNA

O que é

DLNA (Digital Living Network Alliance) é uma organização sem fins lucrativos, foi iniciada pela SONY em 2003. Ela visa criar padrões para a interoperabilidade entre aparelhos eletrônicos, tais como câmeras digitais, televisores, computadores, tablets, celulares, entre outros. Na prática, funciona assim: um aparelho serve o conteúdo através da sua rede, outro recebe e executa esse conteúdo.

 

Como isso pode te ajudar

Atualmente estão saindo muitos aparelhos com DLNA no mercado brasileiro, mas a maioria das pessoas não sabem o que significa, tampouco como usar.

Abaixo temos alguns exemplos de uso, supondo que todos os aparelhos envolvidos possuem DLNA:

– Você pode tirar fotos com sua câmera digital ou seu celular e exibir diretamente na sua televisão, sem qualquer cabo, basta os dois estarem conectados na sua rede sem fio;

– Pode transmitir fotos, vídeos e músicas armazenadas em seu computador. Por exemplo, você quer mostrar para seu amigo o vídeo da sua formatura na TV da sala, é possível. Até mesmo no seu celular ou tablet!

– Que tal tirar fotos com sua câmera digital e imprimir as fotos diretamente em sua impressa, sem ter que passar para o PC antes?

A mesma fonte pode transmitir conteúdo diferente para aparelhos diferentes. Sua TV pode estar exibindo um vídeo, enquanto outra está exibindo outro vídeo, ambos vindo da mesma fonte.

Como nada é perfeito, claro que há suas restrições. Se você tem um vídeo mkv no seu computador e quer assistir na TV, ela tem que ser compatível com esse tipo de vídeo, ter esse “codec” no firmware dela. Infelizmente as TVs não são como computadores, não dá para adicionar codecs, só o fabricante pode adicionar novos codecs ao atualizar o firmware. Existem outras saídas, falarei sobre isso em outro post.

 

Do que você precisa

Como eu disse no inicio, um aparelho serve o conteúdo, outro executa. Se você quer exibir fotos, tocar músicas e assistir filmes que estão no seu computador, é preciso ter um programa para fazer essa parte de servir conteúdo. O aparelho onde você quer exibir ou tocar o conteúdo também tem que ser compatível com DLNA. Ah! Você sabia que o Windows 7 tem DLNA? É bem básico, mas com ele já dá para começar a usar essa tecnologia :)

Se quiser um servidor DLNA com mais opções, existe o Serviio, TVersity, Mezzmo, entre outros. É só procurar “DLNA Server” no Google.

 

Infelizmente não dá para eu criar um tutorial com um passo a passo de como integrar seus aparelhos com DLNA, você terá que ler o manual. Para não ficarem tão perdidos, em breve farei mais um post falando do servidor DLNA que uso, direi quais as vantagens e ensinarei como usar.

Aqui em casa assisto todos os animes,  filmes e doramas que tenho no PC diretamente na televisão, que está conectada ao roteador por um cabo de rede comum (RJ-45). Estou adorando a praticidade, espero que mais pessoas descubram como é bom usar aparelhos com DLNA!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.