Itunes trava logo após abrir

Sintoma

Há mais de trinta dias meu iTunes começou a dar problema. Eu inicio o programa e nos primeiros cinco segundos eu posso clicar em qualquer coisa, depois ele trava. Tenho um Core i7 2600K @ 4.7GHz com 8GB RAM, é estranho algum programa travar assim. Achei que talvez fosse alguma operação no HD que estivesse paralizando o programa, mas não é o caso, o gabinete tem uma luz que indica atividade no HD, e nunca há nenhuma. Também não adianta esperar, já fui dormir e deixei o programa aberto, após oito horas ainda estava travado.

Tentei desinstalar e reinstalar tudo da Apple, não funcionou. Me certifiquei de ter apagado todos os arquivos, quando reinstalei até tive que aceitar novamente o contrato e recriar minha biblioteca. Funcionou até certo ponto, depois voltou a travar.

 

Solução

O que acontece é que o Apple Push (APSDaemon.exe) trava, aí o iTunes por sua vez também trava. Numa lida rápida, fiquei sabendo que ele é responsável pela sincronização wireless com o iCloud, como não uso este serviço, desabilitei o arquivo.

1) Inicie o Gerenciador de Tarefas (se apertar CTRL+ALT+DEL verá a opção)

2) Na aba Processos, encerre o processo APSDaemon.exe

3) Vá até a pasta C:\Program Files (x86)\Common Files\Apple\Apple Application Support e renomeie o arquivo APSDaemon.exe para APSDaemon.exe.bak

4) Clique no ícone do Windows (Iniciar) e na busca, digite msconfig – deverá aparecer um programa na lista acima, clique nele

5) Na aba Startup (Inicialização?) encontre o APSDaemon e desmarque a caixinha, para que o Windows não tente iniciá-lo (afinal o arquivo já não existe mais, o renomeamos no passo 3)

PRONTO! Agora posso usar o iTunes novamente. Aleluia aleluia aleluia aleluia!

 

Observações

Isso resolveu o MEU problema, pode ser que o seu seja algo ainda mais sinistro. Mas não custa tentar, não é?

Li em algum lugar que esse arquivo é responsável pela sincronização sem fio (Wifi Sync), mas aqui meu iPad está sincronizando com o iTunes normalmente pela wifi. A versão do meu iTunes é a mais recente (10.5.3.3) e meu iPad está no iOS 5.0.1. Pode ser que no momento que estiver lendo este post já existam novas versões, mas é possível que esta solução se ainda se aplique. Como eu disse, não custa tentar.

Você não precisa renomear o APSDaemon.exe e desabilitar na inicialização se não quiser, mas aí terá que ficar encerrando sempre através do Gerenciador de Tarefas. Sempre que abrir o iTunes, ele executa esse arquivo, aí você terá que encerrá-lo novamente ou o iTunes travará.

Um comentário sobre “Itunes trava logo após abrir”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.